Translate

sábado, 8 de dezembro de 2012

Introdução ao Windows Presentation Foundation

O Windows Presentation Foundation (WPF) é um sistema utilizado para a produção de interfaces gráficas para aplicativos Windows. Com esta tecnologia é possível criar desde interfaces gráficas simples até interfaces mais sofisticadas, com efeitos gráficos que tornam a aplicação mais atraente para o usuário final, tais como apresentado na imagem abaixo.



As principais caracteríscas apresentadas pelo WPF são:

  • Um modelo de layout semelhante ao HTML: em vez de controles fixos colocados em coordenadas específicas da tela, WPF enfatiza layout flexível organizando os controles de acordo com seus conteúdos. O resultado é uma interface gráfica adaptável a conteúdos dinâmicos.
  • Suporte rico para desenhos: em vez de pintar pixels, em WPF você lida com primitivas - formas básicas, blocos de texto e outros elementos gráficos. WPF também apresenta controles verdadeiramente transparentes, a capacidade de empilhar multiplas camadas com diferentes opacidades, e suporte 3D nativo.
  • Animações: você pode criar animações com tags declarativas sem a necessidade de utilizar um temporizador para repintar o formulário.
  • Suporte para audio e video: WPF oferece suporte para executar arquivos de audio e video suportados pelo Windows Media Player, e ele permite a você executar mais de um arquivo de media simultaneamente. WPF dá a você as ferramentas para integrar conteúdos de video em qualquer parte de sua interface gráfica.
  • Estilos e templates: estilos permitem a você padronizar formatações e reutilizá-la por todo seu aplicativo. Templates permitem a você alterar a forma que qualquer elemento é renderizado, até mesmo controles básicos tais como o botão. Com WPF é muito fácil criar skins para seus aplicativos.
  • Comandos: Você pode criar comandos para seu aplicativo em um lugar e vinculá-los a múltiplos controles. Por exemplo, você pode criar um comando "Salvar" e permitir que o usuário execute esse comando tanto através do menu, quanto através da barra de ferramentas e também através de um atalho de teclado tal como CTRL+S.
  • Interface de usuário declarativa: em WPF você cria sua interface gráfica utilizando tags XML em um documento com extensão *.XAML. Desta forma sua interface fica completamente separada de seu código, possibilitando que designers gráficos utilizem ferramentas profissionais para editar seus arquivos XAML e refinar o resultado final de sua GUI.
  • Aplicativos baseados em páginas: com WPF você pode construir aplicativos semelhantes a browsers web, nos quais o usuário move pelo aplicativo através de uma série de páginas com botões "próximo" e "anterior". WPF gerencia o histórico de navegação automaticamente. Você pode até mesmo gerar disponibilizar seus aplicativos para serem executados no Internet Explorer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário