Como você verá em meus posts futuros, o .NET Framework é uma plataforma de software para a construção de sistemas na família de sistemas operacionais Windows, como também em vários outros sistemas operacionais tais como Mac OS X e várias distribuições Unix/Linux.
A lista abaixo mostra as principais características do .NET Framework:
- Interoperabilidade com código existente: Executáveis binários COM podem interoperar com binários .NET mais novos e vice versa. A partir do .NET 4.0, interoperabilidade ficou ainda mais simples com a adição da palavra chave dynamic.
- Suporte para numerosas linguagens de programação: Aplicações .NET podem ser criadas usando várias linguagens de programação (C#, Visual Basic, F#, S# etc). Veja uma lista dessas linguagens em http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_CLI_languages.
- Uma engine comum de tempo de execução compartilhada por todas as linguagens .NET: um aspecto dessa engine é um conjunto bem definido de tipos de dados que todas as linguagens .NET entendem.
- Integração completa entre as linguagens de programação: .NET suporta herança entre linguagens, tratamento de exceção entre linguagens, depuração de código entre linguagens. Isso significa que você pode escrever cada parte de seu software em uma linguagem diferente, de acordo com as suas necessidades. Significa também que você pode ter um sistema escrito em C# e integrar um componente de terceiros escrito em Visual Basic, por exemplo.
- Uma biblioteca base de classes: esta biblioteca fornece APIs que realizam diversas tarefas para você e oferece um modelo consistente orientado a objetos usado por todas as linguagens de programação .NET.
- Um modelo de disponibilização simplificado: Em .NET não há necessidade de se registrar uma unidade binária no registro do sistema. Além disso, .NET permite múltiplas versões de uma mesma DLL existirem em harmonia em uma mesma máquina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário